As técnicas utilizadas em todo o programa são variadas:

Sueca: popularmente reconhecida a Per Henrik Ling, um fisioterapeuta sueco do início do séc. XIX.
Indiana: Esta técnica tem milhões de anos. Contudo Frédérick Leboyer, um obstetra francês, trouxe-a para o Ocidente nos anos 70. Vimala adotou algumas destas técnicas e incorporou-as na sua rotina de massagem.
Yôga: Princípios de Yoga foram incorporados na Ginástica.
Reflexologia: A massagem nos pés foi desenvolvida utilizando princípios da reflexologia.

O toque e a sua importância:
O toque é o primeiro sentido a desenvolver-se in útero e é o último sentido a deixar-nos quando morremos. A investigação refere que o nosso sentido táctil desenvolve-se entre as 6 e as 9 semanas de gestação. A nossa pele é extraordinária e existem muitos compêndios que o ajudarão a descobrir todas as suas maravilhas. É o nosso maior órgão e a ligação mais importante que o homem possui com o mundo.

“Se aprendermos algumas técnicas de massagem infantil, as nossas mãos podem fazer milagres: Acalmar choros, afastar medos, acabar com as dores, evitar doenças. E fazer um bebé feliz.”
Revista Pais & Filhos Maio 2005 nº 172

Programa do Curso de Massagem Infantil:

1ª Sessão:
Abordagem à técnica de massagem Pernas e pés

2ª Sessão:
Abordagem à técnica de massagem Abdómen; Protocolo Cólicas; Toque de Relaxamento.

3ª Sessão:
Abordagem à técnica de massagem Peito e braços

4ª Sessão:
Abordagem à técnica de massagem Cara e costas

5ª Sessão:
Ginástica
(1x) semana – 60 minutos cada sessão

O programa e a Associação da IAIM:
Fundado por Vimala McClure.

Benefícios do programa: todos os bebés são bem-vindos, promove interações sociais entre os pais, programa transcultural, flexível e adaptável, não invasivo e simples.

Os instrutores da IAIM: Vêm de diversas origens, têm uma formação intensiva que é reconhecida internacionalmente e dedicam-se à promoção da relação pais – bebé.

“Tocar é a principal dessas outras linguagens. As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos…o bebé dependente está destinado a crescer e a desenvolver-se socialmente por meio de contacto e, por toda a sua vida, a manter contacto com os outros…”
Ashley Montagu